O que é o Empréstimo Consignado?

O Empréstimo Consignado é o tipo de emprestimo pessoal mais fácil de se contratar é perfeito pra você usar quando e como quiser, seja pra fazer uma viagem, realizar um sonho ou pagar uma divida. Nele, o valor das parcelas é descontado diretamente no seu contracheque, holerite ou benefício do INSS.

É uma ótima opção de empréstimo fácil, para servidores públicos, aposentados do INSS ou funcionários de empresas privadas, pois tem uma das menores taxas de juros do mercado. Ao optar pelo crédito consignado, você consegue ser aprovado na instituição com mais rapidez e com menos complicações. Diferentemente dos empréstimos pessoais.

Os principais diferenciais dessa forma de empréstimo são:

VANTAGENS:

Praticidade: É digital! Você solicita o crédito diretamente conosco, após aprovação, o dinheiro entra direto na sua conta do banco, sem precisar informar o motivo do empréstimo ou comprovar o uso.

Crédito facilitado: É a forma de empréstimo mais fácil de se conseguir, os documentos solicitados para comprovação são poucos e básicos.

– Cópia do RG;

– Cópia do CPF;

– Comprovante de residência;

– Comprovante de renda (do salário ou do benefício do INSS).

A casos onde a análise de crédito é feita e em menos de dois dias o dinheiro já está disponível na sua conta corrente logo em seguida.

Taxas de juros mais atraentes: Os juros oferecidos são bem menores que os dos empréstimos pessoais. Isso pois com o desconto direto no salário do contratante, a instituição que forneceu o crédito corre um risco bem menor de sofrer com a falta de pagamento ou de atrasos.

Liberação de crédito para pessoas não-correntistas: Você pode conseguir o empréstimo consignado em qualquer instituição, mesmo que não tenha uma conta aberta no banco em questão. Só existe algum empecilho caso o seu nome tenha restrição interna. Dessa forma, você tem liberdade para escolher onde quer obter o crédito, com base nas taxas e condições que achar mais atraentes.

DESVANTAGENS

Pagamento fixo das parcelas: Uma vez que é deduzido diretamente do seu salário ou benefícios, existe uma data fixa de dedução para esta parte do empréstimo. Isso significa que se você encontrar algum problema financeiro em algum momento, não poderá atrasar o pagamento – porque o recibo chega ao banco com o valor descontado.

O crédito só é concedido para aqueles que têm margem consignável: A margem determina que o empréstimo não pode superar mais de 30% da receita mensal do beneficiário. Desta forma, se você já possui outro crédito em andamento, a soma dos dois não pode ultrapassar este percentual. Se você já possui um empréstimo que consome 30% do seu salário, você não poderá liberar o novo limite até que o depósito esteja novamente disponível.

Quem pode pedir?

Para solicitar um empréstimo consignado, você precisa, antes de tudo, ter uma renda fixa que pode ser comprovada. Não são todas as pessoas que podem solicitar, justamente por ser descontado direto do pagamento, não são todas as pessoas que podem obter o empréstimo consignado. Assim, quem está apto a solicitar são:

– Trabalhadores com carteira assinada;

– Servidores públicos;

– Aposentados e pensionistas do INSS;

– Militares das forças armadas.

Vale frisar que cada uma dessas categorias conta com regras específicas para a contratação. No caso de funcionários contratados pela CLT, por exemplo, a empresa precisa ser conveniada à instituição financeira e os juros são um pouco maiores.

Qual é o valor máximo?

O BC determina que o valor das prestações de empréstimos dedutíveis do salário não pode ultrapassar 30% de seus pagamentos. Portanto, se você receber 1.000,00 reais por mês, o valor da amortização mensal poderá chegar a apenas 300,00 reais.

Há também um depósito de 5% que só pode ser usado para cartões de crédito consignado (o limite total é de 35% do faturamento).

Margem de consignação

O depósito em consignação é o valor máximo que pode ser sacado de seu salário ou benefícios. De acordo com a lei, sua participação não pode exceder 35% de sua renda mensal. É para garantir que você tenha valor suficiente para acompanhar suas outras contas e manter seu padrão de vida.

O que fazer quando caso seja demitido?

Para quem tem carteira de trabalho assinada e acaba ficando desempregado, é preciso lembrar que mesmo que não haja contato com a empresa, o empréstimo continuará existindo.

Nesse caso, você deve ir até a agência para negociar a solução do problema da dívida, ou renegociar as condições de pagamento. Lá, a taxa de juros cobrada provavelmente aumentará porque as deduções salariais não existem mais e os bancos não têm mais garantias de pagamento.

No entanto, se você estiver em um novo emprego, verifique se a nova empresa chegou a um acordo com alguma agência que concede empréstimos salariais. Essa situação pode ser resolvida mais facilmente se o banco do qual você fez o empréstimo existir.

Por outro lado, se você tiver que negociar com outra instituição, vale a pena considerar um refinanciamento para quitar o primeiro empréstimo. Mas, antes disso, não se esqueça de comparar as taxas de juros praticadas e avaliar se essa troca realmente vale a pena.

Embora não sejam informações muito públicas e conhecidas, alguns contratos de empréstimo consignado possuem cláusula que autoriza a empresa a descontar 30% do valor total que deverá receber na rescisão. Essa quantia é usada para reembolsar (parcial ou totalmente) o empréstimo ao banco.

Dessa forma, por exemplo, se você tem 10.000,00 reais para receber no momento do desligamento, a organização pode descontar 3.000.00 reais para pagar o crédito existente no banco. Se a empresa não fizer isso, a dívida passará a ser sua. Ou seja, se você assinar um contrato com essa cláusula, não vai escapar desse desconto.

Ressalte-se que mesmo com esse desconto, a dívida ainda pode existir – pois o valor pode não ser suficiente para quitar o saldo remanescente. Nesse caso, verifique com seu banco se há algum valor pendente que precisa ser renegociado. Desta forma, você pode evitar acidentes futuros e o risco de quebra de contrato e danos à reputação.

Como você pode ver, os empréstimos salariais são uma opção muito vantajosa para quem tem uma renda fixa comprovável. No entanto, como qualquer outra decisão envolvendo dinheiro e orçamento, requer um planejamento cuidadoso porque se torna mais uma dívida mensal.

Você está interessado em um empréstimo de salário e quer saber como retirá-lo? Entre em contato conosco agora mesmo, iremos esclarecer todas as suas dúvidas.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe com seus amigos e deixe um comentário!

Separamos estes posts para você!

Abrir bate-papo
Olá! Precisa de ajuda?
Olá! Tudo bem?
Como nós da CredRápido podemos te ajudar?